7 de abr. de 2013

LIMPEZA DO COURO CABELUDO

 Oi gente...! Hoje eu estou aqui para falar um pouco de xampu. Andei observando que existe muito gente usando xampu errado pro seu tipo de cabelo. Foi por isso que resolvi fazer essa matéria. Espero que vocês gostem.

Você sabia...?
Uma das substâncias mais importantes na fórmula do xampu são os detergentes. Existem vários e podemos citar três grupos principais, cada um com suas vantagens e desvantagens.Na composição eles podem aparecer sozinhos ou associados uns aos outros. O aniônico é um excelente limpador, mas pode deixar o cabelo áspero. O não-iônico deixa o cabelo maleável, mas não limpa muito. O anfótero, além de deixar os cabelos macios, não irrita os olhos, mas em compensação não é o melhor dos limpadores.
Na hora de escolher um xampu , é bom considerar dois fatores principais: o tipo de cabelo de cada pessoa, porque só a partir daí será possível definir um produto específico que cuide dos fios, e também as observações em relação à qualidade do produto. O bom xampu deve:


  • SER FÁCIL DE APLICAR -  Ele deve permanecer na mão antes de ser utilizado, e durante a limpeza é relevante que se dilua facilmente e se espalhe rapidamente pela cabeça.
  • ESPUMA- Algumas vezes os produtos se vende como suave e isso significa, de uma maneira geral, com pouco espuma. O consumidor pode pensar que é sinal de que o xampu não é de boa qualidade, mas nem sempre é assim. O excesso no teor de espuma pode irritar mais o couro cabeludo. Muita espuma numa fórmula requer o uso de tensoativo em mais quantidade do que o necessário à limpeza do cabelo.
  • ENXÁGUE - O xampu deve ser facilmente enxaguado, sendo retirado dos fios sem esforço.
  • FRAGRÂNCIA - A questão da essência no produto une o útil ao agradável. Além de proporcionar um odor agradável e um suave perfume nos cabelos, é usada para encobrir o eventual odor indesejável de algum componente da fórmula do produto.
  • CORANTE - O corante nada mais é que um atrativo para o consumidor. Ele mascara futuras alterações na coloração do xampu e condicionador.
  • pH - É a especificação usada  para medir a alcalinidade ou acidez de uma solução. Existe uma escala para verificar o nível dessa alcalinidade, que vai de 0 a 14. Considera-se uma solução neutra quando ela está no nível 7. O ideal é o xampu ter o pH em torno de 5 a 5,5. Assim , o produto dará brilho aos fios, facilitando na hora de pentear e ainda diminuindo a carga estática.
  • E Mais: Dar brilho, corpo e maleabilidade aos fios e ter baixo poder de irritação do couro cabeludo são igualmente pré-requisito importantes na avaliação de um bom xampu.

Fonte: Apostila do Senac

Nenhum comentário:

Postar um comentário