24 de mar. de 2016

Ressurge a Natação na Bahia com Angela Maria Carvalho

Oi genteeee!

Nessa ultima viagem, tive o privilegio de conhecer umas das maiores medalhistas brasileira de natação Angela Maria Carvalho, pelo menos foi a maior que conheci pessoalmente. 
E em sua homenagem eu gostaria de relatar um pouquinho da sua historia aqui.


Angela Maria Carvalho nasceu no dia 14 de janeiro do ano 1938 na capital baiana no bairro do Bonfim. Passou sua infância no Rio de Janeiro. Aos 11 anos começou a nadar na piscina natural do Clube de Regatas do Flamengo em frente a garagem do remo situada a Praia do Flamengo nº 66 .
Em 1950 ganhou todas as provas que participou.
Em 1951 Campeã carioca e segundo lugar nos Jogos da Primavera, ( treinada por Cachimbão).
Seu pai conhecido campeão de remo Amilcar de Carvalho, foi transferido do Rio de Janeiro para Salvador. Chegando em Salvador no dia 03 de dezembro, Angela com 12 anos de idade sofreu a decepção de saber que a 10 anos não havia competição de natação na Bahia. Inconformada , a menina Angela procurou o presidente da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia, dr. Orlando Dorias Reis. Embora estivesse presa a Federação Carioca e só pudesse participar de competições oficiais depois de cumprir uma ano de estágio. Angela queria que os baianos voltassem a nadar. A única piscina era a do Instituto Normal e a do Iate Clube estava em obras.
Sua campanha foi tão forte que no mesmo mês de dezembro houve uma competição. Os jornais deram a maior força, chegando a publicar um retrato de Angela com o uniforme do Flamengo com o título "Ressurge a Natação".


Nadou no Clube Tiete representando a Bahia nas comemorações dos 50 anos do Clube.

Sua ultima participação em competições foi no Dique do Tororó (Fonte Nova), a convite da Prefeitura de Salvador.
Em 1958 trocou a natação pelo compromisso de mãe e esposa.
Trabalhou como professora de educação física por vários anos.
1976 - Participou do 1º Rallye da Bahia. Dos 200 participante, foi a única mulher que completou as três etapas e teve como navegador seu filho Antônio Moreira.
1978 - Mudou-se para o Rio de Janeiro.
1985 - Nas Olimpidas do Colegio Stella Maris, no Rio,  participou no SEFAN da prova de 50m livre, e nadando de costas, venceu as adversárias mais jovens.
1986 - Em junho participou em Salvador de uma competição 1º de master na Associação Atlética da Bahia e venceu a prova de 50m de costas. Em novembro nadando pelo Fluminense F.C. participou do Campeonato Brasileiro de Master no Corinthians São Paulo ficando com duas medalhas de prata.
1987 - Em fevereiro, participou do 3º Desafio de Natação SAMOA, realizado nas águas oceânicas carioca do Arpoador ao Leblon, nadando 3.500m de costas obtendo medalha de bronze. Em maio competindo pelo Fluminense F.C. participou do Campeonato Brasileiro de Outono. Em julho como diretora de Natação Master do Fluminense trouxe a equipe carioca para participar  no Iate Clube da Bahia da competição inaugural da ANMBA. Em agosto participou do Campeonato Carioca.
Além de ganhar as provas de 400m livre, 50 e 100 de costas , ganhou os dois revezamento de 200anos+  batendo o recorde de 200+ livre. 
Em Novembro, nadou pelo Fluminense F.C. o Campeonato Brasileiro da Primavera em Belo Horizonte.
Idealizadora e uma das fundadoras do Rio Master de Natação.
1988 - Diretora de Divulgação e Relações Externas do Fluminense F.C. Responsável pelo jornal interno do clube. Foi responsável também pelo projeto de Padronização da Simbologia do Clube e pela definição e classificação das cores padrão de sua bandeira.
1989 - Volta as origens, nadando pelo C.R. do Flamengo.
1990 - Maio, junção da ANMBA com o Flamengo para nadar o Campeonato Brasileiro de Outono no Rio de Janeiro. Agosto, Campeonato Mundial no Rio no Parque Aquático Julio Delamare. Ganhou duas medalhas de pratas e uma de bronze.
Pela participação da organização do Mundial recebeu da  ABMN um estojo com as três medalhas do evento, ouro, prata e bronze. Novembro, Campeonato Brasileiro em Salvador na  Associação Atlética da Bahia. Foi a criadora da medalha do evento.
1992 - Diretora de Divulgação e Propaganda de Águas Abertas da CBDA. Campeonato Brasileiro de Outubro no Rio de Janeiro.
1996 - Em 13 de abril voltou a residir em Salvador.





Hoje Angela com 78 anos é arbitra da Confederação Brasileira de Remo, mora em uma bela casa em Lauro de Freitas - BA com seu bisneto Adriano.



 Eu e Angela Maria Carvalho com suas medalhas

Angela Maria Carvalho coquistou a posiçao de campeã carioca, baiana, brasileira e vice mundial.






Nenhum comentário:

Postar um comentário